terça-feira, 30 de setembro de 2008

Por dentro do Maven2

Como instalar o Maven2
Para instalar o maven2 basta baixar o arquivo do seguinte site: http://maven.apache.org/download.html
Após, descompacte o arquivo em sua máquina e crie uma variavel de ambiente para o Maven2, feito isso você pode testar o maven com o seguinte comando: mvn –version
Se você instalou o maven de forma correta você terá uma tela similar a esta.



Por dentro do Maven2:
Maven2 é uma ferramenta de linha de comando que tem por finalidade contruir, testar, gerar relatóriose empacotar projetos em Java. Provê muitas features que auxiliarão o desenvolvimento do seu projeto.


Estrutura padronizada de diretório: Cada projeto que usa Maven2 terá a mesma estrutura de diretório, isto facilita as coisas para desenvolvedores quando trabalham em múltiplos projetos, pois sempre materá o mesmo padrão de nomes e a mesma organização.



Arquitetura orientada a plug-ins: Cada feature do Maven2 é gerada por plugin, logo podemos dizer que o Maven é orientada a plugins. Não importa se a feature é compilar classes ou utilizar o web-container. Se a uma feature estiver sendo usada pela primeira vez, o plug-in será baixado de um repositório; você não precisa mais obter manualmente todas as partes antes de começar a trabalhar, pois o maven faz isso pra você.



Gerenciamento de dependência: Quando dependências forem descritas no arquivo de configuração do Maven2, elas serão acessadas de um repositório local ou baixadas do repositório local durante o processo de construção (da mesma forma que os plugins do Maven2).



Gerenciamento de Escopo: O pacote final de distribuição contém apenas os elementos exigidos. Código de teste e dependências que não são necessárias (ou providas por servidores de aplicativos) não serão inclusos no release da aplicação.



Arquétipos (Archetype): O plug-in de arquétipos permite que os desenvolvedores criem um template default de implementação para categoria do projeto. Este é então usado para criar um novo projeto rapidamente sem a necessidade de criar uma estrutura, criar arquivos de configuração e codificar as classes padrões e testes apartir do zero.



No próximo post iremos ver como usar os arquétipos para facilitar o nosso trabalho, e vamos criar uma aplicação em Struts2 e ver o quanto o Maven2 e Struts2 podem deixar o nosso processo Web rápido e fácil.


Fontes utilizadas para este post: Pratical Apache Struts2 Web 2.0 Projects, Ian Roughley (Recomendo a leitura) e http://maven.apache.org (muito bom para estudo e aprofundamento em Maven).

Nenhum comentário: