domingo, 14 de setembro de 2008

Desenvolver com Java pode ser ágil?

Olá, primeiramente me permitam ter um espaço para justificar o porque deste blog. Atualmente venho desenvolvendo aplicações em Java e ouço muito falarem que Java não é produtivo, que desenvolver com Java é lento e que a moda hoje é adoção de frameworks baseado em Rails. Tanto venho ouvindo isso que me senti obrigado a comprar um livro de Rails pra estudá-lo mais profundamente e tentar entender suas features de forma mais clara. Bom acho que entendi até certo ponto, mas ainda assim prefiro o Java, não sei se por um certo puritanismo, ou pela "portabilidade", mas ainda continuo pensando em java.
Atualmente com o movimento Ágil crescendo, vemos linguagens de Script como PHP e Ruby crescendo, e nisso alguns comentários que Java vem perdendo força e etc. Realmente não dá pra negar que Ruby ou melhor o RoR (Ruby on Rails) vem ganhando força e adeptos, até a própria Sun está se unindo ao RoR.
Também fica impossível negar que o desenvolvimento de aplicações com RoR não seja fácil, rápido e indolor, isso, infelizmente não dá pra negar, mas por outro lado e no meu singelo ponto de vista, Java ainda tem grandes vantagens sobre linguagens de scripting e a primeira delas é:
1) Java é portavel;
2) Java é robusto e já se tornou consolidado no mercado, não há como negar isso;
E pra finalizar podemos ainda dizer que possuí a maior comunidade de desenvolvedores do mundo. Mas enfim, será que podemos ser Ageis com Java?

R: Isso iremos ver isso conforme forem acontecendo os Pots neste blog, mas já adianto que sim, realmente podemos ser ágeis com Java e não abrir mão de uma plataforma tão robusta e confiável quanto é Java.

Bom por hoje é só...
Até o próximo post, no qual veremos as ferrementas e frameworks que nos auxiliam a ser tão produtivos quanto as linguages de scripting e frameworks baseado em Rails.

Be agile dude!

Um comentário:

Pedro Taek disse...

Olá! Interessante o seu ponto de vista neste post amigo. Realmente não há como negar suas especulações em relação a nossa querida linguagem Java. Porém, o movimento ágil vem crescendo rapidamente e ao meu ver, cresce mais rápido do que o crescimento instantâneo do Java, e talvez isso é que está tornando o Java vulnerável a críticas em relação a produtividade. Java é a linguagem mais rica do planeta devido a imensidão de API's, frameworks, e ferramentas disponíveis, e ela mesma não impede de outras linguagens de crescerem de maneira instantânea. Acredito que Java ainda dará a volta por cima, mas infelizmente corre o risco de perder a sua força no mercado.